ARMAR O OLHAR: RESISTÊNCIA E PROMESSA DE FUTURO NO ENSINO DE ESTÉTICA DE GILDA DE MELLO E SOUZA.
Palavras-chave:
História da Filosofia Brasileira; Estética; ensaio; modernidade.Resumo
Em 1972, Gilda de Mello e Souza ministra a aula inaugural dos cursos do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, publicada sob o título “A Estética rica e a Estética pobre dos professores franceses”. Inaugural e, ao mesmo tempo, terminal, visto que antecede a sua aposentadoria. Nesse clima de despedida, a ensaísta retoma Jean Maugüé, Claude Lévi-Strauss e Roger Bastide, seus professores franceses quando ingressou no curso de filosofia, e reflete sobre alguns textos que produziram durante a docência no “departamento francês de ultramar”. Apoiada em tal material, distingue duas orientações teóricas: de um lado, a “estética rica”, centrada sobre a pintura e alicerçada em uma hierarquia das artes e um ideal absoluto de beleza; de outro, a “estética pobre”, que opera uma ruptura com os grandes períodos históricos e as grandes manifestações artísticas, empenhando-se em “desentranhar” o fenômeno estético do cotidiano, dos “fatos insignificantes” e “sem foros de grandeza” que constituem a matéria viva de nossa existência. O desinteresse pela obra-prima reconfigura o olhar para flagrar o valor artístico ali onde ele parecia ausente. A partir de uma análise “fragmentária”, a ensaísta buscou reconstruir um “período arqueológico” da Faculdade de Filosofia, para, com isso, apresentar a uma nova geração a influência dos três professores franceses na formação de sua própria geração. De tabela, esboçou o impasse em que se encontra a estética. Nessa medida, buscaremos defender que a exposição de uma estética comprometida em “desentranhar” o fenômeno estético dos “fatos insignificantes” permitiu a Gilda de Mello e Souza converter o passeio retrospectivo de sua aula em uma intervenção no presente. Ensinar a “estética pobre” era armar o olhar de seus alunos. Ao despedir-se da docência sob a penumbra sufocante dos anos de chumbo, a ensaísta pressentia a urgência de uma estética que rasurasse os valores eternos para negociar com as contingências da modernidade. Essa perspectiva esclarece o peso conceitual conferido aos adjetivos “rica” e “pobre”. O lado “pobre” da estética esconde dos poderes sistêmicos e autoritários sua potência de revelar margens, frestas, sobrevivências e a própria qualidade dos defeitos. Nessas brechas, a ensaísta identificava possibilidades e a promessa de futuro. Assim, recusou a tentação de prescrever soluções fáceis ou diagnósticos definitivos, optando pelo compromisso de “saber ver”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 RAFAEL LOPES DO VALLE (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.